domingo, 14 de setembro de 2008

GENETICA - DHRN

Eristroblastose Fetal ou Doença Hemolítica do Recém Nascido

O que é?
Incompatibilidade sanguínea (Fator RH) entre o sangue materno e o sangue fetal.

Causas

  • Uma mulher RH-, casada com um homem RH+ poderá ter um filho RH+;
  • Durante o período de gestação há uma estreita comunicação entre a mãe e o filho atravéz da placenta;
  • Acidentalmente podem ocorrer hemorragias na placenta e a passagem dos glóbulos sanguíneos do sangue do filho para a circulação materna;
  • As hemáceas do filho, portadoras do fator RH+, irão sensibilizar o sistema imunológico da mãe e esta passará a produzir anticorpos que passarão para a circulação do filho, onde destruirão suas hemáceas, originando a doença.
    • Conseqüências

      O casal cuja mãe possui RH negativo (-) e o pai RH(+) terá probabilidade de gerar uma criança com RH+, a qual poderá ser portadora da Doença Hemolítica do Recém Nascido ou Eristroblastose Fetal com as seguintes conseqüências:

    • O feto poderá falecer na gestação ou após o nascimento. Pode resultar, ainda, em um recém nascido gravemente ictério e que a deficiência mental é um acompanhamento possível, além de surdez e de paralisia cerebral (Resultado de Kernicterus)

      Tratamento

      A gravidade da enfermidade depende do grau de sensibilização da mãe. O primeiro e o segundo filho, gerados nas condições especificadas anteriormente, podem ser pouco afetados, mas em gestações seguintes, nas mesmas circunstâncias a mãe irá sendo sensibilizada gradualmente e isto terá aumentado o grau de danos causados ao filho. Em casos em que a criança nasce afetada pela doença pode-se fazer uma transfusão total de sangue. Usa-se nesse caso, sangue RH(-), pois este tipo, não tendo o antígeno, não é destruido pelos anticorpos da mãe presentes no recém nascido. Após um certo tempo, as hemáceas RH(-) recebidas são totalmente substituídas por outras RH(+) produzidas pela própria criança, não havendo mais o risco de sua destruição, pois agora a criança não terá mais o anti-corpo que recebeu de sua mãe.
      Dispõem-se agora de um recurso adicional para as mulheres RH(-) cujos maridos tem sangue RH(+). A utilização de gamaglobulina anti-RH para bloquear o processo de sensibilização que produz anticorpos contra o sangue RH(+) incompatível do bebê. A sua administração imediatamente após o nascimento do bebê RH(+) fornece à mãe uma dose passiva temporária de anticorpos que destroem quaisquer células sanguíneas RH(+) que possam penetrar na corrente sanguínea materna durante o parto. Isso impede que a mãe produza anticorpos permanentes.
      Outros métodos são os espectofotométricos para o exame do líquido aminiótico, que determina a gravidade da condição, o uso de transfusões de troca no nascimento, a instituição do parto prematuro nos casos críticos ao uso da gamoglobulina. Esta têm contribuído para reduzir o retardamento mental, a surdez e a paralisia cerebral.
      Nos casos em que o filho é RH(-) e a mãe RH(+) não há problema, porque a produção de anticorpos pela criança só inicia cerca de seis meses após o nascimento.
      Devemos salientar que existem, ainda, outros sistemas de grupos sanguíneos na espécie humana.

      Incidência
      Estima-se que a incompatibilidade do fator RH seja a causa do retardamento mental de 3 a 4% dos portadores de deficiência mental institucionalizados.
      Calcula-se haver um caso em cada 150 à 200 nascimentos.

GENETICA

Albinismo
Saiba mais sobre o albinismo, função da melanina, alteração genética responsável pela ausência de pigmentação, características da pele albina, cuidados, etc.
O albinismo é uma condição de natureza genética em que ocorre uma falha na produção de melanina. Ele é hereditário e pode ser classificado em dois tipos: tirosinase-negativo (quando não há produção de melanina) e tirosinase-positivo (quando há pequena produção de melanina).

HEMOFILIA

Hemofilia
Saiba mais sobre hemofilia, doença hereditária, causas, tipos mais comuns, deficiências, genética, coagulação do sangue.
A hemofilia é uma doença congênita e hereditária. Seus portadores sofrem de hemorragias de difícil controle, e, estas, podem ocorrer tanto de forma espontânea como através de pequenos traumatismos.

UNEMAT SINOP

Cursos oferecidos na cidade de Sinop

• Cursos Regulares

UFMT SINOP

A Universidade Federal de Mato Grosso oferece, em Sinop, os seguintes cursos de graduação:

  • Agronomia;
  • Enfermagem;
  • Engenharia Florestal;
  • Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática: Habilitação em Física, Matemática ou Química;
  • Medicina Veterinária
  • Zootecnia;

NOTICIA

Piercing no lábio pode causar perda de dentes

Acessório esbarra nos dentes e causa retração das gengivas.
Problema pode dar espaço para infecções graves.
Especialistas da Universidade de Ohio alertam para o fato de que quanto mais tempo um piercing permanecer no lábio, maior será a retração da gengiva com instabilidade dos dentes afetados.
Saiba mais:
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL723414-5603,00-PIERCING+NO+LABIO+PODE+CAUSAR+PERDA+DE+DENTES.html

GENETICA

Miscigenação e leis da genética explicam filhos de mesmos pais com cor diferente
Pais mestiços podem legar a filhos tanto DNA para pele clara quanto para pele escura.
Coloração é determinada por ação conjunta de vários genes, com muitas permutações.
O nascimento de irmãos gêmeos com cores de pele diferentes na Alemanha -- um dos bebês é branco, enquanto o outro é negro -- surpreendeu o mundo nesta quarta-feira (16). Trata-se de um acontecimento raro, mas não tem nada de miraculoso -- e não é nem preciso duvidar da fidelidade da mãe ao marido para explicar o que acontece.
Veja a noticia completa no portal:
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL649019-5603,00.html

GENETICA

O que é o genoma humano
Podemos dizer que genoma é o código genético do ser humano, ou seja, o conjunto dos genes humanos. No material genético podemos encontrar todas as informações para o desenvolvimento e funcionamento do organismo do ser humano. Este código genético está presente em cada uma das nossas células. O genoma humano apresenta-se por 23 pares de cromossomos que contem interiormente os genes. Todas as informações são codificadas pelo DNA, o ácido desoxirribonucléico. Este ácido, que tem um formato de dupla hélice, (veja figura do DNA acima) é formado por quatro bases que se juntam  aos pares: adenina com timina e citosina com guanima.

A utilidade do genoma humano
Através do mapeamento genético do genoma humano será possível, muito em breve, descobrir a causa de muitas doenças.  Muitos remédios e vacinas poderão ser desenvolvidos a partir das informações obtidas pelas pesquisas genéticas. Descobrindo a causa de várias doenças, o ser humano poderá adotar medidas de prevenção.

Através de pesquisas genéticas e exames, já é possível detectar se um ser humano tem predisposição para sofrer de certas doenças ou se um embrião herdou doenças graves. Em breve, quando forem descobertas as funções de todos os genes humanos, outros benefícios virão.

O Projeto Genoma
O geneticista Craig Venture, dono da empresa de pesquisas genética Ventura, completou em 2000 o sequenciamento genético de todos os genes humanos. Foram identificadas todas as bases (moléculas químicas que formam o DNA ).
Paralelamente o Projeto Genoma, que teve a participação de várias instituições de pesquisa do mundo todo, também concluiu o mapeamento genético.

GENETICA

O que é Genética
A Genética é o ramo da biologia que estuda a transferência das características físicas e biológicas de geração para geração. Muitas cientistas acreditam que a explicação para inúmeros problemas genéticos se encontra nos genes. 

A hereditariedade é a herança genética que recebemos de nossos antepassados, seja ela, características físicas ou, até mesmo, doenças. Daí a explicação de filhos se parecerem com o pai, com a mãe, avô, avó, tio, tia e até parentes mais distantes. 

Uma outra forma de se observar a hereditariedade, é através do cruzamento de um rato branco de pêlo liso com um rato preto de pêlo eriçado. Os filhotes deste cruzamento certamente nascerão pretos e com pêlos eriçados, pelo fato dos genes do rato preto serem mais fortes; contudo, quando estes filhotes atingirem a idade adulta, poderão ter crias de pêlo branco e liso. Isso se deve a mistura de genes que eles possuem. 

Atualmente há muitas pesquisas sobre o código genético. Os cientistas acreditam que graças a estes estudos, futuramente será possível eliminar as doenças de origem genética que atingem inúmeras pessoas em todo o mundo. Entre as principais doenças de origem genética, podemos citar : síndrome de down, talassemia, albinismodaltonismo, doença de Alzheimer, epilepsia, hemofilia A e B, leucemia etc. 

SISTEMA DIGESTORIO

Imagem:Digestive system diagram pt.svg

SISTEMA DIGESTORIO

O sistema digestivo é responsável pela transformação dos alimentos em migalhas pequenas, ou nutrientes, que serão utilizados pelas células. Ao conjunto de alterações sofridas pelos alimentos no interior do sistema digestório dá-se o nome de digestão. Tal processo é realizado por enzimas e os principais nutrientes obtidos são: ácidos graxos, aminoácidos, glicose, frutose e glicerol. 

É constituído pelo tubo digestório e pelas glândulas anexas (são as salivares, o fígado e o pâncreas), o aparelho digestório é formado por boca, faringe, esôfago, estômago e intestino. Na boca há a presença da língua e dos dentes, esses têm a função de triturar os alimentos para facilitar a sua posterior digestão. 

A digestão química por ação de enzimas (ptialina) tem início na boca, os alimentos impulsionados pela língua seguem para a faringe e em seguida para o esôfago (têm paredes musculares cujas contrações resultam os movimentos peristálticos, os quais permitem aos alimentos movimentar-se em direção ao estômago). 

A passagem dos alimentos do esôfago para o estômago ocorre através da válvula cárdia, que tem a função de impedir o refluxo do alimento para o esôfago durante as contrações estomacais. Os alimentos no estômago sofrem a ação do suco gástrico (composto por muco, enzima pepsina e ácido clorídrico), formando-se o bolo alimentar ou quimo. 

Do estomago o alimento segue para o intestino, passando pela válvula piloro que, como a cárdia impede o seu fluxo. Os alimentos sofrem ação do suco pancreático, do suco entérico e da bile, no intestino. A ação da bile e dos sucos ocorre no duodeno (intestino delgado), onde se completa a digestão. 

Os nutrientes produzidos são absorvidos pela parede intestinal. Os restos vão para o intestino grosso; no final dele chegam, sob forma de fezes, ao meio externo, através do ânus.

SISTEMA DIGESTORIO

Glândulas 

Glândulas salivares 

São os órgãos encarregados de produzir a saliva, suco digestivo que contém a ptialina, que age sobre o amido, transformando-o em moléculas menores.

Fígado 

É a maior glândula do corpo humano. Pesa aproximadamente 1.400g, tem cor vermelho-escuro. Tem várias funções, entre elas está a de produzir a bile, que é conduzida ao duodeno pelo canal colédoco. A bile é formada principalmente de sais biliares, colesterol e pigmentos.

Pâncreas 

É responsável pela excreção de várias substâncias importantes para a digestão, que são lançadas no duodeno através do canal de Wirsung. O pâncreas além de participar na digestão dos alimentos, produz a insulina (hormônio que regula o teor de glicose no sangue).

SISTEMA DIGESTORIO

Órgãos 

Dentes 

São órgãos que auxiliam na mastigação dos alimentos, e os encontramos na boca. 
Tipos de dentes: Incisivos, Caninos e molares (divididos em pré-molares e molares). Cada tipo de dente tem sua função própria no processo de mastigação. Os incisivos cortam, os caninos rasgam e os molares trituram os alimentos. 

Estômago 

Localizado na parte superior do abdome, abaixo do diafragma e do fígado. A parede interna do estômago possui inúmeras glândulas que elaboram o suco gástrico. Este contém pequena quantidade de acido clorídrico, o bolo alimentar passa por transformações e recebe o nome de quimo.  

Faringe e Esôfago 

Faringe – começa logo após a boca e segue até o esôfago, é um canal comum aos sistemas respiratório e digestório, pela faringe passa o ar, que se dirige à laringe, e o alimento, que se dirige ao esôfago.

Esôfago – é o canal que faz a ligação entre a faringe e o estômago, é localizado entre os pulmões, atravessa o músculo diafragma, e fica atrás do coração. Os movimentos peristálticos fazem com que o bolo alimentar avance até o estômago (leva aproximadamente de 5 a 10 segundos).

Intestino 

Intestino Delgado – é um tubo digestivo que tem um pouco mais de 6 m de comprimento por 4 cm de diâmetro, e é dividido em: jejuno (cerca de 5m), duodeno (cerca de 25 cm) e íleo (cerca de 1,5 cm). É no intestino delgado que ocorre a maior parte da digestão enzimática e quase toda a absorção.

Intestino Grosso – é feita por ele a absorção de água, que determina a consistência do bolo fecal. O intestino grosso se divide em: ceco, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, cólon sigmóide e reto. Ele se localiza no abdômen e possui a forma de um U invertido.

SISTEMA DIGESTORIO - SALIVA

O que é saliva? 

É uma substância produzida pelas glândulas salivares com a função de umidificar os alimentos e ajudar na digestão. A principal função dela é lubrificar a mucosa da boca e envolver os alimentos mastigados. 

Ela também funciona como um detergente bucal, pois cria uma espécie de camada antiaderente composta por um conjunto de enzimas que envolvem e protegem os dentes. 

Por que ao ver e sentir o cheiro de comida nossa boca enche de água? 

É porque o organismo já está preparado antecipadamente para a digestão. Ao ver e sentir o cheiro da comida o organismo estimula o cérebro, que por sua vez aciona as glândulas produtoras de saliva que têm como função atuar no processo digestivo da comida.