quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Significado de RNA


O que é RNA:

RNA
RNA é a sigla para ácido ribonucléico, que é o responsável pela síntese de proteínas da célula. O RNA é formado geralmente em cadeia simples, que pode, por vezes, ser dobrado, e as moléculas formadas por RNA possuem dimensões muito inferiores às formadas por DNA.

O RNA é constituído por uma Ribose,por um fosfato e uma base nitrogenada. A composição do RNA é muito semelhante ao do DNA, porém apresenta algumas diferenças como: O RNA é formado por uma cadeia simples, e não uma de dupla hélice como o DNA. Um filamento de RNA pode se dobrar de tal modo que parte de sua próprias bases se pareiam umas com as outras, e o RNA é capaz de assumir uma variedade muito maior de formas moleculares tridimensionais complexas do que a dupla hélice de DNA.
Existe também o RNA mensageiro, que é o intermediário na expressão gênica, pois atua na tradução do DNA em aminoácidos para fabricar as proteínas de todos os seres vivos da terra. O RNA é também o responsável pela transferência de informação do DNA até o local de síntese de proteínas na célula.

Nenhum comentário: