sábado, 11 de fevereiro de 2012

Pirarucu pode ajudar a desenvolver tecnologia militar


De acordo com publicação do centro de notícias da UC San Diego, cientistas de engenharia mecânica e aeroespacial, liderados pelo professor Marc Meyers, estão desenvolvendo um material que poderá ser usado em equipamentos militares a partir do conceito da estrutura da escama do peixe amazônico Arapaima – também conhecido como Pirarucu.
A escama dessa espécie é composta por uma rígida couraça externa (que possui suas fibras organizadas em direções alternadas, como pisos de tacos de madeira) sobre uma camada flexível de colágeno. Essa estrutura, rígida e flexível ao mesmo tempo, permite que a escama absorva melhor o impacto das mordidas dos predadores, como a piranha.
Os pesquisadores estão tentando criar uma cerâmica baseada nesse conceito estrutural. Esse material poderia ser usado em equipamentos para a proteção dos soldados em campo de batalha, como coletes à prova de balas mais eficientes. 


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Biocápsula: NASA e nanotecnologia podem salvar milhares de vidas


Não existe pronto-socorro no espaço. Assim, caso um astronauta adoecesse ou sofresse um acidente provocado pela radiação do sol, por exemplo, ele não teria para quem recorrer. Com isso em mente, mas também pensando nos seres humanos que ficam aqui na Terra, a NASA desenvolveu cápsulas com nanotubos que abrigam células capazes de prestar socorro imediato a uma pessoa.
A Biocápsula, como vem sendo chamada, foi inventada pelo Dr. David Loftus, da divisão de ciências biológicas da agência espacial. Para funcionar, ela deve ser implantada sob a pele do astronauta antes do lançamento, e isso é feito por meio de uma pequena cirurgia, que requer apenas anestesia local e um ou dois pontos para fechar o corte.
Na imagem acima, é possível conferir a aparência da Biocápsula. Ela é, basicamente, a extremidade preta que o Dr. Loftus exibe na ponta de uma agulha em entrevista para o Gizmodo. Composta por muitos nanotubos, a invenção está repleta de células que liberam moléculas terapêuticas, como proteínas e peptídeos, quando sentirem ser necessário.
Essas células podem ser programadas, por exemplo, para secretar insulina quando perceberem que o corpo está com um nível muito alto de açúcar. Ou, ainda mais esperançoso, a cápsula pode ser usada como pequenas unidades de quimioterapia para pacientes com tumores cerebrais e outros tipos de câncer.

http://gizmodo.com/5882725/the-miraculous-nasa-breakthrough-that-could-save-millions-of-lives/

Flor recém-descoberta tem cheiro de carniça


Nova espécie de flor encontrada na ilha de Madagascar é perfeita para presentear as pessoas que você detesta.
  • O perfume de um buquê de rosas vermelhas pode garantir uma noite romântica. Mas se o objetivo for o de ofender e destratar alguém, é melhor preparar um arranjo com a flor recém-descoberta pelo Dr. Greg Wahlert. 
    Uma nova espécie de flor-cadáver é visto com um botânico.
    Em entrevista para a National Geographic, o botânico da Universidade de Utah descreveu o odor da nova espécie como uma mistura do cheiro de “banheiro químico com animal atropelado na estrada”.
    A nova flor, encontrada em uma ilha na costa de Madagascar, cresce cerca de 1,5 metros e floresce apenas uma vez por ano, quando então libera todo o seu fedor para atrair moscas e outros insetos. O cientista descobriu a planta quando colhia violetas em duas ilhas remotas da região, em 2006 e 2007. Instigado com a possibilidade de essa ser uma espécie nova, Wahlert levou amostras com ele que, posteriormente, foram analisadas por um especialista holandês.
    Batizada de A. perrieri, a nova flor pertence ao gênero Amorphophallus, que já conta com cerca de 170 espécies diferentes. Entre elas está a famosa Flor-cadáver, também conhecida pelo mau cheiro que costuma exalar ao florescer.

    http://news.nationalgeographic.com/news/2012/02/120208-corpse-flower-penis-species-madagascar-plants-science/


domingo, 5 de fevereiro de 2012

Malaria death toll disputed

Study doubles official estimate, but scientists say its methods are flawed.
http://www.nature.com/news/malaria-death-toll-disputed-1.9974

MUITA NEVE!!!

Veja como amanheceu o dia hoje depois de cair neve a noite toda.
Click na foto para ampliar
                                         Click na foto para ampliar
                                          Click na foto para ampliar
                                         Click na foto para ampliar
                                         Click na foto para ampliar
 Estou em  Cambridge. Cambridge  é uma antiga cidade inglesa, sede do condado de Cambridgeshire. Situa-se a aproximadamente 80 quilômetros de Londres.
Cambridge foi muito pouco atingida pela industrializaçãomantendo a atmosfera de cidade universitária em toda a sua pureza. A vida da cidade, praticamente, limita-se às atividades direta ou indiretamente ligadas à população estudantil, quase se despovoando nos períodos de férias escolares.
O censo de 2001 contou 108.863 habitantes em Cambridge, dos quais 22.153 eram estudantes.
Em 29 de Abril de 2011, o príncipe William recebeu de sua avó, a rainha Elizabeth II, o título de duque de Cambridge, a poucas horas antes do seu casamento com Kate Middleton. Com isso, após o casamento William e Kate foram reconhecidos como duque e duquesa de Cambridge. O título de duque é o mais alto da hierarquia da nobreza britânica, somente abaixo de reis e príncipes.

Onda de frio mata mais de 200 pessoas na Europa

A onda de frio que atinge a Europa nos últimos dias matou mais de 200 pessoas e paralisou os transportes em vários países.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/02/120204_clima_frio_europa_fn.shtml